terça-feira, 3 de novembro de 2015

Vendas dos shoppings da Multiplan crescem 2,5% no terceiro trimestre

Totalizando R$ 3 bilhões, aumento das vendas demonstra resiliência dos empreendimentos do grupo

Multiplan Empreendimentos Imobiliários divulgou há pouco seus resultados do terceiro trimestre de 2015. Em contrapartida ao cenário econômico adverso e desafiador, os shoppings centers da Multiplan apresentaram resultados operacionais positivos e de crescimento.
As vendas dos shoppings da Multiplan cresceram 2,5%, totalizando R$ 3 bilhões, um resultado que demonstra a resiliência dos empreendimentos frente à desaceleração econômica do país. Nos nove primeiros meses do ano, as vendas cresceram 4,7% em relação ao mesmo período de 2014, alcançando R$ 9,1 bilhões.
As vendas na mesma área (SAS) aumentaram 2,7% no terceiro trimestre de 2015, seguindo o ritmo positivo de crescimento do ano (no segundo trimestre de 2015 houve alta de 2,8%), beneficiadas por mudanças no mix de lojas.
Os setores de serviços e praça de alimentação/restaurantes continuaram a ser os segmentos que mais cresceram nos shoppings da companhia durante o terceiro trimestre de 2015, com aumentos de 6,3% e 4,1%, respectivamente.
Neste terceiro período, o aluguel nas mesmas lojas (SSR) cresceu 6,8%, com aumento real de 2,4%, em comparação com o mesmo período de 2014. O resultado é ainda mais significativo se levarmos em conta que no terceiro trimestre do ano passado houve uma alta de 8,8%.
A taxa de ocupação se mantém elevada em 98,1% no trimestre, refletindo a resiliência do portfólio. Em outubro os shoppings Pátio Savassi, em Belo Horizonte, e o ParkShoppingBarigüi, em Curitiba, inauguraram duas pequenas expansões, totalizando 2.600 m² de ABL, adicionando aos empreendimentos marcas internacionais, com consequente aumento de tráfego de clientes.
Um importante indicador do trabalho que tem sido feito de redução dos custos para os lojistas é o custo de ocupação. Neste terceiro trimestre de 2015, o índice apresentou uma queda para 13,0% de 13,1% no ano anterior. O controle de despesas comuns permitiu este resultado.
A receita bruta totalizou R$ 291,7 milhões no trimestre, um decréscimo de 5,1% em comparação ao mesmo período de 2014. Por um lado, a receita de imobiliário para venda diminuiu 85,4%, pois houve a entrega das duas torres em Porto Alegre, mas não houve novos lançamentos de projetos para venda. Por outro lado, a receita de locação, que representa 68,5% da receita bruta aumentou 8,3%. Desconsiderando a receita de imóveis para venda, o resultado seria 3,7% maior.
O lucro líquido alcançou R$ 58,6 milhões no terceiro trimestre, 14,1% abaixo do mesmo período de 2014, principalmente devido à diminuição nas receitas de venda de imóveis (-85,4%), como mencionado, e ao crescimento no custo dos financiamentos, decorrente do aumento da taxa de juros.
Mesmo assim, com a alta das taxas de juros, o custo de financiamento da Multiplan foi de 12,81%, 144 pontos abaixo da taxa Selic no fim de setembro. A dívida líquida era de R$ 1,901 bilhão, equivalente a 2,4 vezes o EBITDA dos últimos 12 meses. A dívida líquida representa apenas 12% do valor justo das propriedades.

Fonte: Multiplan
http://www.multiplan.com.br/pt-br/a-empresa/noticias/vendas-dos-shoppings-da-multiplan-crescem-25-no-terceiro-trimestre

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