Com a proposta levar desenvolvimento às cidades do interior do Brasil onde o Grupo Tenco está presente, o Instituto Tenco criou um projeto inovador no mercado de shopping centers. Trata-se do ‘Rota do Conhecimento’, um treinamento de primeira ponta para lojistas, gerentes e vendedores, sobre operação, planejamento e controle do negócio, motivando a melhoria da gestão e da performance profissional.
A capacitação, sem custo algum para o lojista, acontece em parceria com uma consultoria de São Paulo, dividida em quatro módulos, a serem cumpridos dentro de um encadeamento lógico de sensibilização, capacitação e motivação final do público. O primeiro consiste em uma palestra para incitar o envolvimento dos participantes. Já o segundo é um curso presencial focado nas três áreas da Gestão: Pessoas, Vendas e Finanças. Nessa etapa, o Projeto aborda temas como fluxo de caixa, contabilidade e demonstrativo de resultados, até recrutamento e seleção de funcionários disponibilizando diversas ferramentas para o dia a dia do negócio.
A terceira etapa é uma aula especial sobre Atendimento e Encantamento dos Clientes, preparando a equipe das lojas para o período do Natal, a mais importante data para o varejo. Por último, é feita uma degustação do conteúdo do Ensino à Distância (EAD), por meio do qual os alunos poderão praticar as lições aprendidas, com provas e indicadores de desempenho. “Durante todo o treinamento, nós monitoramos a evolução e damos os feedbacks constantes para que cada um atinja os resultados esperados em seu negócio. São realizadas, inclusive, avaliações de conhecimento antes e ao final do curso. Os colaboradores da Tenco também são treinados para apoiarem os lojistas o tempo todo”, explica a presidente do Instituto Tenco, Adriana Gribel.
O princípio do programa é a meritocracia, e o engajamento estimulado pela gameficação. O projeto piloto já está em andamento no Amapá Garden Shopping, em Macapá, onde o ‘Rota do Conhecimento’ conta com a adesão de 41 lojas e duas entidades de fomento ao empreendedorismo da cidade totalizando 100 participantes. “A aceitação foi tão boa, que conseguimos o patrocínio do Sebrae local em todo o nosso material didático e as passagens e estadia do Consultor na etapa 3 do Projeto. Em troca, estamos contribuindo com o aumento de conteúdo da grade de conhecimento deles por meio da participação de dois profissionais da entidade em nosso treinamento”, conta Adriana.
Ao final do curso, os participantes ganham um certificado e ainda podem obter o módulo completo do Ensino à Distância (EAD) para a perenização e fortalecimento dos conhecimentos adquiridos. Ao todo, são 219 vídeo aulas. “Ao articular esse projeto, o Instituto Brasil atua com responsabilidade social e investe na valorização das pessoas contribuindo com a missão da Tenco de levar desenvolvimento às cidades do interior do Brasil através da implantação de centros de convivência e experiência. Queremos criar essa cultura da excelência e nada mais apropriado do que valorizar os nossos parceiros, que são os lojistas”, conclui Adriana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário