Com 24 novos empreendimentos em operação e média de 431 milhões de visitas mensais, o mercado de shopping centers brasileiro registrou, em 2014, alta de 10,1% nas vendas em relação ao ano anterior, atingindo total de R$ 142,27 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers – Abrasce. A expectativa do setor para 2015 é de 8,5% de crescimento.
“Tivemos um 2014 com menos dias úteis, incertezas na política e muitos desafios na economia. Apesar disso, o aumento das vendas no setor em 2014 se manteve acima do desempenho do varejo em geral e do PIB brasileiro. Outros setores da economia, como linha branca, supermercados e automóveis também apresentaram desempenho abaixo do registrado pela indústria de shopping centers. Ainda, nos últimos anos, o número de malls apontou crescimento 61,45%, saltando de 322 empreendimentos para 520. Esses e outros fatores demonstram a resiliência e força da indústria de malls no Brasil”, avalia Glauco Humai, presidente da Abrasce.
A categoria de satélites cresceu 8,22%. Além dos citados, os segmentos de telefonia (21,55%); perfumaria (18,19%) e jóias (13,69%) também tiveram desempenho favorável ao longo de 2014, todos acima de 13%.
O Natal foi a data comemorativa que, como de praxe, mais contribuiu para o crescimento do setor. No mês e no período das festas, os campeões de vendas foram: telefonia (26,83%); artigos diversos (15,71%); lazer e entretenimento (17,06%); conveniência e serviços (16,45%). Em média, as vendas no mês de dezembro cresceram 8,5% em relação ao mesmo período de 2013, performance maior que a do comércio em geral, que apresentou crescimento de 1,2% se comparado ao ano passado.
Fonte: Abrasce
Nenhum comentário:
Postar um comentário