Na última década, ir ao shopping center se tornou uma experiência muito mais abrangente do que apenas fazer compras e, muitas vezes, inclui momentos agradáveis em restaurantes e lanchonetes. Segundo a pesquisa do Perfil do Frequentador de Shopping Centers, elaborado pela agência GfK para a Abrasce, a busca por gastronomia é a motivação da visita de 12% dos frequentadores brasileiros.
De acordo com o mesmo levantamento, o hábito de consumir em praças de alimentação, restaurantes ou cafés nos shoppings está crescendo: dos entrevistados em 2014, 43% consumiram alimentos no shopping, contra 40% em 2012. O valor médio de gasto gira em torno de R$29, sendo que visitantes acompanhados por crianças gastam 25% mais.
Todo o sucesso do segmento, aliado à garantia de fluxo, tem atraído grandes restaurantes, festivais gastronômicos e marcas franqueadas para dentro dos shopping centers. As operações de alimentação lideram o ranking de franquias em malls na região Norte (67%), Sudeste (61%) e Centro-oeste (55%), apontam dados de estudo sobre a indústria de franquias e shoppings no Brasil, desenvolvido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em parceria com a Abrasce.
O movimento gastronômico se reflete também nas vendas do segmento, que, nos primeiros três meses do ano, apresentaram alta de 14,11%, em comparação ao mesmo período do ano passado, aponta levantamento da Ipsos Marketing, sob encomenda da Abrasce.
“A expansão de operações de alimentação é uma tendência da indústria para os próximos anos. Cada vez mais, os shoppings serão vistos como espaços de convivência, nos quais o frequentador pode encontrar tudo o que quer e precisa. A gastronomia e o lazer são propulsores de movimento e de consumo no mall”, avalia Glauco Humai, presidente da Abrasce.
Fonte: Abrasce
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